Quem jogou a versão para consoles de Diablo 3 depois de testar a do PC sentiu uma grande diferença na jogabilidade: os comandos via controle respondem muito melhor. Ainda assim, os pedidos dos fãs não serão o suficiente para a Blizzard: o game para computadores não terá suporte para joysticks convencionais (apesar de ser possível jogar com eles fazendo este tutorial).
Quem explicou o porquê foi o designer sênior do game, Matthew Berger. Segundo ele, as duas versões foram feitas de forma totalmente diferentes em áreas como métodos de controle, câmera, interface, ritmo da aventura e balanço de jogabilidade. Ou seja, não é possível mudar um desses elementos sem trocar tudo, e não é possível suportar ambos em uma única versão.

É igual, mas também não é

A disparidade ocorre a cada novo passo na tela: no PC, a jogabilidade é baseada em cliques constantes. No console, o foco do jogador é outro, há maior movimentação pelo mapa nos consoles, menos ataques de monstros e mais evasões de golpes adversários. Em outras palavras, por mais parecidos que sejam, os dois são jogos completamente diferentes.
"Os jogos foram estruturados para usar as vantagens do ambiente e do ecossistema, então não seria uma boa ideia colocar mouse e teclado na versão para console. Simplesmente não funcionaria", explica o designer.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar uma sugestão para atualizarmos esta matéria? COLABORE COM O AUTOR CLICANDO AQUI!