quinta-feira, 10 de outubro de 2013

The Order: 1886

A Távola Redonda adaptada à época da Revolução Industrial


Embora seja um game de nova geração, The Order: 1886 já vem sendo desenvolvido há quase uma década. Segundo os fundadores da Ready at Dawn, o primeiro conceito do que viria a se transformar no game exclusivo para o PlayStation 4 surgiu já em 2005, antes mesmo do estúdio firmar seu nome com games como Daxter e God of War: Chain of Olympus.


Apesar de ter se dedicado a outros projetos, a companhia estava decidida a tornar o jogo uma realidade e, em 2009, começou a trabalhar no que eventualmente se tornaria a sua engine gráfica. No entanto, foi somente com o anúncio do PlayStation 4 que a equipe de desenvolvedores encontrou a plataforma ideal para tornar o título uma realidade.
 “O PlayStation 4 era a plataforma perfeita”, afirmou à Game Informer o diretor criativo Ru Weerasuriya. “Temos essa mentalidade de trabalhar somente com uma única plataforma por vez. É isso o que fazemos melhor e o que somos, e quase sinto como se fosse ser aquilo em que vamos nos transformar”.
Um novo nível de realismo
Quando o primeiro trailer de The Order: 1886 surgiu na internet, não demorou até que surgissem comentários afirmando que tudo aquilo não passava de cenas em CG. No entanto, a Ready At Dawn garante as imagens acontecem em tempo real e a única diferença do que víamos para o game em si são os ângulos de câmera utilizados para dar uma maior dramaticidade às cenas exibidas. Para provar seu argumento, o estúdio mostrou à Game Informer o mesmo trecho sendo exibido com efeitos de iluminação e ângulos de câmera que eram modificados em tempo real.
Img_normal
Segundo a empresa, o novo game deve incorporar uma série de técnicas cinematográficas que tornam a experiência vista no PlayStation 4 bastante semelhante àquela oferecida por um longa-metragem em um cinema. Para isso, eles modificaram a maneira como a câmera do jogo retrata as ações, passando a impressão de que um operador de câmera realmente estava no local.
O resultado dessa nova abordagem é a presença de pequenas distorções nos cantos na tela e elementos como poeira que se acumulam na lente de filmagem. “Lidando com um game que retrata uma época específica, uma das primeiras coisas que queríamos fazer era torná-lo mais confortável aos olhos visualmente”, explica Weerasuriya.
Img_normal
O game também utiliza modelos baseados em “soft-body physics”, o que resulta em uma resposta mais realista dos objetos e personagens vistos na tela. Como resultado disso, uma barra de metal pode ser entortada pela ação do magnetismo e uma caixa de madeira se comprime ligeiramente ao cair de uma altura grande. “Você não vê isso a não ser que alguém lhe aponte esses detalhes, mas o jeito como isso [a caixa] bate, rebate e rola ocorre de forma diferente da que veríamos se usássemos objetos rígidos”, afirma o diretor criativo.
Uma nova versão da Távola Redonda
Apresentando uma mistura entre história, fantasia, mitologia e ficção científica, The Order: 1886 nos apresenta uma versão diferente do conto da Távola Redonda. Entre o século 17 e o século 18, um pequeno grupo de pessoas começa a sofrer mutações genéticas que lhe garante formas bestiais e outras características bastante diferentes daquelas vistas em humanos comuns.
“A população assustada passa a chamá-los por nomes tirados da mitologia e do folclore, mas na verdade elas se tratam de uma nova espécie senciente que habita a Terra. Essa diferença gera conflitos raciais que resultam em uma guerra terrível que muda o rumo da humanidade. Os humanos possuem a superidade numérica, mas os mestiços são mais fortes e muito mais resistentes”, afirma Weerasuriya.
Img_normal
Diante disso, um homem chamado Arthur cria a Ordem — versão alternativa da Távola Redonda —, cuja missão é lutar com essas criaturas. Formado por soldados de elite, o grupo tem a dura missão de salvar o mundo custe o que custar. “Não demora muito tempo para que ele perceba que essa é uma batalha perdida”, explica o diretor criativo do game.
No entanto, a descoberta de um elemento misterioso conhecido como “Água Negra” muda um pouco essa história, permitindo que os membros da ordem prolonguem suas vidas e ganhem capacidades regenerativas impressionantes. Porém, o envelhecimento mais lento dessas pessoas implica que elas terão que testemunhar a morte de todos aqueles que lhes são próximos. “Essa salvação vem acompanhada por uma maldição”, ressalta Weerasuriya. “Eles vão proteger os humanos, mas o custo será suas próprias humanidades.”
Conflitos sociais
The Order: 1886 se inicia durante o período da Revolução Industrial, que dá aos humanos uma vantagem momentânea no conflito contra os mestiços. “O balanço foi mudado e a humanidade vive quase sob uma lei marcial. Os mutantes agora estão em busca de novos caminhos para continuar sobrevivendo.”
Img_normal
No entanto, não vão ser somente essas criaturas que vão desafiar os jogadores. Graças à desigualdade social do período, a sociedade inglesa está em conflito constante e uma rebelião pode explodir a qualquer momento. Graças às ligações entre a ordem e a aristocracia, o grupo se vê envolvido de maneira ativa nesses conflitos, sendo alvo da raiva do povo apesar de seu status como salvadores.
Os combates seguem as regras dos shooters em terceira pessoa tradicionais, mas o novo nível de detalhamento gráfico faz com que as sequências de tiro pareçam mais fluidas e naturais. Os famosos quick time events também estão presentes, mas de uma maneira modificada de forma a permitir uma maior interação com os ambientes, refletindo as centenas de anos de experiência possuídos pelo protagonista Galahad.
Img_normal
Outra mudança está no sistema de danos, que reflete condições vistas no mundo real. Danos que matariam um humano normal também matam os heróis, e muitas vezes é preciso recorrer ao uso da Black Water para sair de alguma situação mais perigosa — ou seja, prepare-se para enfrentar batalhas bastante desafiadoras que vão exigir táticas de combate que fogem ao convencional.
Mistérios para o futuro
Apesar de o processo de desenvolvimento da Ready at Dawn estar fluindo bem, a demonstração exibida pela empresa deixa de lado algumas questões importantes. Além de não mostrar a real origem dos mestiços nem se aprofundar nas motivações que essas criaturas têm, também não fica claro o que aconteceu com Arthur, membro fundador de grande importância para a Ordem.
Img_normal
Também não há qualquer indício sobre o esperado modo multiplayer do jogo, que, apesar de não ter sido confirmado, também não foi desmentido pelos desenvolvedores. Ao menos no momento, Weerasuriya afirma que seu time prefere se focar somente na construção de uma experiência single player de qualidade. Somente após esse processo estar finalizado é que a equipe pode começar a cogitar a ideia — ao menos se depender dos esforços recentes da Sony, é grande a possibilidade de que o game ganhe algum elemento cooperativo para até quatro jogadores.



← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário