sexta-feira, 11 de outubro de 2013

Sakurai critica a falta de originalidade por parte das desenvolvedoras

Fonte da imagem: Reprodução/FinalbossTokyo Game Show deste ano bateu um recorde de público; mais de 270 mil visitantes apreciaram as mais quentes novidades do mundo dos jogos anunciadas e exibidas durante o evento. Alguns dos figurões da indústria dos games também marcaram presença nas conferências da TGS, e Mashiro Sakurai, atual produtor de Super Smash Bros., confessou sem meias palavras que falta, na realidade, mais ousadia por parte das desenvolvedoras.
“Há aí alguma indústria que se vale tanto do aproveitamento dos seus títulos antigos como a dos videos games?”, perguntou o produtor já anunciando a alfinetada que viria a seguir. “Comparado a outros meios, como a filmes, romances e histórias em quadrinhos, o excesso de franquias de remakes está em um nível ‘não natural’”, opinou Sakurai.
É preciso jogar
Mas as críticas do criador de Kirby não se restringiram a apontar a falta de criatividade por parte das produtoras de games. Durante a TGS, Sakurai foi um dos juízes da Game Designers Award, premiação cedida pelo governo japonês anualmente como parte do Japan Game Awards. “Quando começamos a julgar, houve bastante divergência e pensei que não iríamos selecionar um vencedor ao final”, disse o juiz.Img_normal“Contudo, acho que, no final, fizemos uma boa seleção, uma vez que há coisas no game que você não vê em lugar algum”, continuou Sakurai. O problema, conforme relatado ainda pelo executivo em entrevista à revista japonesa Famitsu, foi a falta de tempo para a jogatina verdadeira. “Eu e os outros juízes somos pessoas ocupadas, e temos dificuldade em arranjar tempo para os games”, admitiu Sakurai. “Se gastamos tempo vendo todos os grandes títulos – sem falar nos apps para smartphones –, não teremos tempo nos envolvermos com os jogos”.
O executivo deixou claro que os jogos apresentados em eventos do gênero merecem, invariavelmente, o reconhecimento por parte dos expoentes do universo gamer. O que foi ressaltado pelo produtor do esperado jogo aos consoles 3DS e Wii U foi a falta de criatividade da atual indústria de entretenimento eletrônico.
Fontes: Famitsu e Polygon
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